quinta-feira, 26 de junho de 2008

Matando Curiosidades e Salvando Gatos

Olá senhoras, senhores, senhoria!

Hoje já podemos ver o sol! Que alegria! Tomara que tenham lembrado de colocar o querido Gato Garoto para tomar sol, afinal, os gatos adoram tomar sol na laje. Gato Garoto também é Gato Garoto da Laje, mas só no calor.
Falando em sol, laje e gato, lembrei de informá - los que a temporada Parabolandos está chegando! Preparem - se!

Semana passada conhecemos a palavra catarse e mais algumas coisinhas. Se quiser saber, é só descer a página! Essa modernidade é uma coisa boa.
Vamos que vamos!

- Seria trágico se não fosse cômico!


Você já ouviu algo parecido com a frase acima? Mal sabemos que essa associação já era reconhecida no início do teatro Grego, ou seja, falar que a comédia e a tragédia têm algo em comum é pra lá de old school.
Tudo começa com a representação essencial do teatro grego.
Isso mesmo! Aquelas duas máscaras, uma fazendo cara triste e a outra bem feliz. Não foi por acaso que resolveram desenhá - las daquela forma. São a tragédia e a comédia, que até no desenho estão juntinhas. A diferença entre os dois gêneros, de acordo com Aristóteles que é a primeira fala sobre situações com o pessoal da nobreza, enquanto a comédia falava sobre coisas do povão mesmo.
Da comédia veio a sátira, usadíssima até hoje como forma de manifestação crítica em qualquer esfera: política, social ou econômica.
Acho que por hoje chega, né? Depois te conto!


Abraços à Família Parabolandos, aos amigos do Gato Garoto e especialmente pra você!

Deus abençoe bastantas

Ju Signorini
(hs2j)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Pós Desgraça Moderna.

A sociedade paga o preço do cultivo da intolerância. Por que falar disso agora? Porque depois pode ser bem pior. Nós (eu e você) sofremos diretamente com esse padrão esteticamente moral, que exige que tenhamos uma postura surreal, que nada tem a ver com o caráter ser. "Precisamos de uma revolução! Precisamos de alguma coisa!" é o que pedimos.
O que recebemos é uma versão barata e distorcida dessa "coisa" que tanto necessitamos em novos hits ou no "milagre da tecnologia" que nos oferece uma variedade de identidades que desconstroem uma personalidade espontânea e natural. Uma das maiores conquistas do nosso grupo hoje é poder falar de conflitos humanos com um pouco mais de propriedade. O ser humano não é intolerante e anti-social, ao contrário, a cultura que é corruptível e por mais que tenhamos os nosso preconceitos - particulares ou mutuos - nós, a TP, tentamos expor essa inconformidade através de toda nossa loucura, sem nos submetermos ao que vai contra o nosso ideal em toda essa "desgraça pós-moderna"!


"Não é seguro nem saudável ir contra a própria consciência."

(Martin Lutero)


Escrito por Filé e Corrigido por Ju.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Outro Gato

Olá Olá Olá!

Semana fria, não? Sorte do Gato Garoto que não precisa trabalhar, tem um cantinho quentinho pra descansar e mesmo não fazendo nada, ainda vai ficar famoso...
E você, prepare - se para nossas novidades, que logo mais estarão por aqui também! Tem muuuita coisa linda pela frente!


Hoje vamos salvar outro gato.
Let's do it!


- "Tragédia: Teatro da Purificação" Ham?

Como mencionei anteriormente, a tragédia e a comédia foram as primeiras variações do teatro ocidental e, pouco a pouco, a coisa foi tomando proporções maiores e todo o resto foi surgindo.
A Tragédia é uma forma de drama. É o conflito entre uma personagem e alguém de instância maior (a lei, os deuses, o destino e outros). Falar de todos os aspectos que a constituem seriam arranjar assunto por todo ano, já que esse é um assunto ainda freqüentemente debatido. De acordo com Aristóteles, a Tragédia resulta numa catarse.
Alguém aí sabe o que é catarse?
Poderia até ser uma forma mais interessante de mandar alguém "se catar". Imagine: - Aaaaah, vá catarse!
É, mas não é.
A palavra catarse vem do grego Kátharsis e significa purificação, evacuação, purgação. Fiquemos com a primeira definição para explicar o que o senhor Aristóteles quis dizer.
Eles acreditavam que a emoção provocada na platéia através da tragédia encenada provocava a catarse. Chorar, emocionar - se, refletir, participar de todo o drama, levava a platéia à uma espécie de purificação dos sentimentos e da alma.
Existem muitas outras coisas pra falar aqui...

Quer saber mais? Depois te conto!

Um ótimo restinho de semana fria para vocês todinhos!

(Abraços à Família Parabolandos e à galera que tem aparecido por aqui. Obrigada!:))


Deus abençoe bastantas

Ju Signorini
(hS2j)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Matando Curiosidades e Salvando Gatos

Olá você!
Respeitável público, aqui estou para mostrar - lhes detalhes curiosos deste nosso mundo tão cheio de curiosidades.
Sim. Detalhes curiosos de um mundo repleto de curiosidades. ^^
Curioso, não?
Não se preocupe. Uma vez por semana, pouparemos a vida de um gato que provavelmente seria morto pela tal curiosidade. Portanto, nem ouse mencionar a famosa frase "A curiosidade matou o gato" aqui. Além de ser do tempo em que os homens bonitos eram chamados de "pancadão", sem dúvidas, ofenderá nosso querido e novo mascote Gato Garoto (maiores informações em breve ;)).


Vamos ao que interessa!

- Você sabia que o TEATRO é a forma mais antiga de literatura?

É impossível falarmos de literatura sem mencionarmos o Teatro, arte que deu início à grandes clássicos reverenciados até hoje.
Os textos naquela época (séc. IV a.C.) eram feitos pra serem declamados, já que a maioria da população não era alfabetizada e a expressão artística certamente dava mais exatidão e liberdade para qualquer mensagem.
Em nosso ocidente, as peças naquela época tinham um cunho extremamente religioso (iniciado com o Teatro Grego). Aqui no Brasil, tudo começou com os jesuítas, que tiveram a ideia de interpretar os ensinamentos bíblicos, catequizando assim os índios de uma forma mais fácil de ser compreendida. Com o passar do tempo, cada estilo foi adquirindo sua característica. Não é de hoje que a tragédia e a comédia andam juntas. Essas duas foram as primeiras variações que surgiram no Teatro.
Semana que vem, falaremos mais a respeito dessa dupla...


O resto, depois te conto!

Abraços e apertos de mão à todos!
(Especialmente à família Parabolandos! ^^)


Deus abençoe bastantas


Ju Signorini
(hS2j)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

A História do Teatro

Era uma vez, um Teatro pobre que nasceu numa vizinhança rica. Ele morava nas ruas, lia livros que achava nos lixos da assim chamada "burguesia". Sua informação diária era o jornal atrasado que o protegia do frio a noite. Este pequeno Teatro era cheio de idéias maravilhosas e propostas revolucionárias, pois seu contato com o povo era direto, franco e as vezes, sem meias palavras. Ele tinha o poder de reunir a todos por uma, duas e até vinte e quatro horas seguidas, onde todos esqueciam suas diferenças e celebravam como semelhantes, mas logo retornavam à rotina, às diferenças e à normalidade. O Teatro, hoje velho - mas sempre novo - ainda está pobre, faminto e com frio, pois são poucos os que atenciosamente se preocupam com ele.
Ele não vai morrer, porque apesar de sermos poucos, nós o amamos e o manteremos respirando. Sua real fantasia continuará nos proporcionando alegrias, e principalmente a esperança de um mundo transformado.

Escrito por Filé e Corrigido pela Ju.


d.b - Bluesprint For Future Home - Norma Jean

Deus abençoe pra caramba.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Saudações

É com um prazer, digo, satisfação enorme que nós estamos aqui, inaugurando mais um espaço pra vocês gente, o blog da Troupe vai ser um lugarzinho bacana onde agente vai fazer umas "coisas" bacanas, espero que vocês adorem essa novidade como nós estamos adorando, nós colocaremos novidades, fotos de ensaios, e outras besteiras também.


Um grande abraço, nós amamos vocês!

Deus abençoe pra caramba!

Filé

d.b - Dirty and Let Out - The Almost